IComradio | Voltar ao Início

Alunos do ICOMRÁDIO pautam "Oficina sobre Gestão Rural Familiar" do CEFAS em Oeiras

Alunos do ICOMRÁDIO pautam "Oficina sobre Gestão Rural Familiar" do CEFAS em Oeiras
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Alunos do ICOMRÁDIO conversaram nesta terça-feira (25) com o coordenador de equipe do CEFAS  (Centro Educacional São Francisco de Assis) o agrônomo José Inácio Madeira,  que na oportunidade falou ao Programa Manhã na Educativa sobre a realização da Oficina sobre Gestão Rural Familiar, programado para acontecer dias 27 e 28 de setembro em Oeiras.

Para José Inácio muitos agricultores ao invés de obterem lucros acabam pagando para trabalhar e isso se deve devido ao não planejamento “nosso objetivo é conscientizar os agricultores para que adotem a prática de registrar seus custos, os insumos de modo a identificar se sua atividade esta sendo lucrativa” ainda de acordo com o agrônomo” nem sempre para se obter lucros são necessários fazer investimentos, mais reduzir custos” ressaltou José Inácio.

Alunos do ICOMRÁDIO pautam "Oficina sobre Gestão Rural Familiar" do CEFAS em Oeiras

Para a oficina são esperados agricultores familiares de 10 cidades das 40 comunidades atendidas pelo CEFAS na região de Oeiras. Durante a entrevista, José Inácio disse que são esperados dois representantes de cada comunidade “cada um desses participantes da oficina serão multiplicadores tão logo voltem as suas comunidades. Porém, em outubro a equipe Cefas vai esta retornando a essas comunidades para um segundo momento, que será trabalhar junto às famílias, identificando suas atividades produtivas, essa parte da gestão como forma de melhor obter lucros” concluiu.    

A oficina será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo João Emilio Lemos Pinheiro, que durante anos presidiu AEFAPI (Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí) mas que mantém elo de ações junto ao Cefas e Fundação Dom Edilberto. O evento começa na quinta-feira dia 27 a partir das 08:00h e segue até sexta-feira dia 27 ao meio dia. 

Toda a entrevista foi mediada pelos estagiários do projeto jovens radialistas do semiárido, Diego Michel, Jeferson Castro, Joel Farias e Jonatas Farias, alunos do Instituto Comrádio do Brasil que desenvolvem atividades práticas na rádio Cristo Rei FM sobre a orientação de Claudevândio Macedo, facilitador do ICOMRADIO  em Oeiras.

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é realizado pelo IComrádio e a BRÜCKE LE PONT da Suíça, em parceria com a Rádio FM Educativa Cristo Rei,  Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude e a Diocese de Oeiras.

Por Claudevândio Macêdo

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, histórias de sucesso e vídeos! Cadastre-se agora mesmo!


 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Alunos do ICOMRÁDIO pautam "Oficina sobre Gestão Rural Familiar" do CEFAS em Oeiras

Enviando Comentário Fechar :/