IComradio | Voltar ao Início

Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede

Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O IComradio, através do projeto Jovens Radialistas do semiárido realizou a II etapa do curso de Produção Audiovisual e Atuação em Rede na cidade de Valença – PI, no dia 13 de abril.  O curso é fruto de uma parceria com Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Brücke Le pont.

O curso foi realizado na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) -Campus Valença e contou com a participação de representantes do IComradio e de jovens de diversas localidades, como Inhuma, Ipiranga, pimenteiras, dentre outras.  

A formação visa capacitar jovens moradores das áreas de incidência do projeto Viva o Semiárido em produção audiovisual e atuação em rede, para que eles possam identificar causas relacionadas a grandes temas nas suas comunidades, seja elas boas práticas ou problemas a solucionar, tornando essas causas de poucos em causas de muitos, estimulando o protagonismo jovens e gerando informações que possam ser usadas como subsídios para a elaboração ou monitoramento de políticas públicas de convivência com o semiárido.

Para a criações dessas causas os jovens estão utilizando o aplicativo Nestante, que é um aplicativo para smartphone e uma plataforma web, voltada para a coleta, monitoramento e sistematização de causas relacionadas aos semiárido piauiense.

Para a joven Sthefane Railine de Carvalho, membro da Associação das Artesãs de Ipiranga do Piauí (ASSARIPI) o curso de produção audiovisual e atuação em rede tem sido muito interessantes por proporcionar a troca de experiências entre as mais diversas comunidades e o domínios dos mais diversos recursos tecnológicos tem ajudado a revolver problemas das comunidades.

Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede

[...] “Através desses encontros a gente foi aprendendo como tirar uma foto direito, o contraste, as linhas. Foi muito interessante porque a gente tá aprendendo a resolver várias coisas do nosso dia-a-dia que a gente não sabia através dos meios tecnológicos.

A troca de experiências entre as comunidades é muito interessante por que a gente vai abrindo a nossa mentalidade, porque a gente vai convivendo com pessoas que a gente não sabia como era a cultura, por exemplo os quilombolas, os indígenas. [...] hoje a gente tá com uma mentalidade totalmente aberta [...]“, ressaltou Sthefane.

Segundo Alice Vieira, que também participa da ASSARIPI, o aplicativo vai ajudar muito na divulgação dos problemas da comunidade, dá visibilidade aos produtos que são produzidos e fortalecer a troca de experiências com as comunidades vizinhas.

Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede

“O Nestante veio para acrescentar e engrandecer ainda mais a nossa comunidade por conta das divulgações. A gente tem essa dificuldade de divulgar os produtos, os problemas, as boas práticas que a gente tem na nossa comunidade e o Nestante vem como uma ferramenta fundamental para essa divulgação.

O Nestante, ele tem como ferramentas, além das boas práticas o para solucionar. Então na nossa comunidade tem alguns problemas e esses problemas serão compartilhados com outras comunidades, serão feitas as sinergias, que é uma forma das comunidades contribuírem dentro da nossa comunidade e vice-versa. É muito importante a gente conhecer valores de outras comunidades, as práticas que eles estão fazendo, o que tá dando certo e trazer isso para a nossa associação”, afirmou Alice.

Já para Maria do Perpétuo Socorro (Preta) da comunidade São José dos Cocos, município Ipiranga do Piauí, o curso tem se mostrado bem proveitoso, por proporcionar o aprofundamento do seu domínio em relação aos recursos tecnológicos e a possibilidade de interagir e trocar experiências com outras comunidades.

Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede

“O curso me proporcionou aprender a usar o celular, que é uma ferramenta muito importante pra gente compartilhar as ações que são desenvolvidas nas comunidades e o aplicativo Nestante, ele me trouxe várias técnicas, como as melhores formas de tirar uma foto, como produzir um texto, para compartilhar as ações que são desenvolvidas nas comunidades que são beneficiadas pelo Projeto Viva o Semiárido (PVSA).

O uso do aplicativo nos proporciona a troca de experiências entre as comunidades que são beneficiárias do projeto (PVSA). Isso nos traz a possibilidade de fazermos sinergias, que é a troca de experiências entre uma boa prática e uma que precisa de uma solução então isso vai contribuir e muito para as comunidades interagirem e se aproximarem e trocarem experiências”, concluiu Maria.

O aplicativo Nestante foi criado pelo IComradio em parceria com o projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Brücke Le pont.

Nestante:

Palavra utilizada no idioma informal Piauiês. É uma contração da expressão “Nesse instante”. Remete à comunicação imediata, instantânea, rápida. Também é a solução rápida e efetiva de uma causa. É o jeito piauiense de dizer “online”.

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, histórias de sucesso e vídeos! Cadastre-se agora mesmo!


 
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 1
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 2
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 3
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 4
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 5
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 6
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 7
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 8
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 9
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 10
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 11
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 12
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 13
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 14
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 15
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 16
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 17
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 18
  • Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede - Foto 19
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Jovens do Vale do Sambito participam da segunda etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede

Enviando Comentário Fechar :/